Nascimento de Francisco Vieira Paim Pamplona

Francisco Vieira Paim Pamplona nasceu no dia 8 de fevereiro de 1872, no Morro do Paim, de propriedade de seu pai, que deu o nome ao lugar, em Sampaio (RJ) e, depois, a uma rua no mesmo bairro.
Era um homem de tenacidade inquebrável, fruto da disciplina de sua vida e de sua educação, desenvolvida na Marinha Brasileira.
Nos últimos anos de sua vida, caracterizada por um esforço intenso de servir, Paim Pamplona orgulhava-se de ter o seu nome como o n° 1 no quadro dos sócios vivos da Federação Espírita Brasileira. Era o mais antigo de todos e um dos mais dedicados.
Ignora-se como se tornou espírita, mas, pelo fato de ter começado a frequentar a FEB ainda quando era Guarda-Marinha, acredita-se que tenha sido em sua primeira mocidade.
Considerando sagrados os seus deveres, não foi de espantar a sua ininterrupta ascensão na Marinha, até alcançar o posto de Almirante. A alta patente, no entanto, não afetou seu espírito de humildade modelar e sua generosidade singela e espontânea. Jamais se impacientava. Nunca se aborrecia, nem punha em evidência sua autoridade.
Na Federação Espírita Brasileira, prestou serviços em muitos postos, inclusive no de Presidente, nos exercícios de 1927 e 1928. Foi do Conselho Fiscal e do Conselho Superior, funções que exerceu até a desencarnação.
Em sua longa carreira doutrinária, ensinava pelo exemplo. Não era visto à frente dos espíritas, mas sempre em meio deles. Seu nome não aparecia nos jornais. Sua voz não se ouvia nas tribunas. Sua nobreza o seguiu durante toda sua vida, e refletiu em todos os trabalhos exercidos.
Em 4 de março 1955, em sua residência, desencarnou com 83 anos de idade. Foi valorosa alma que, em toda sua existência, ocupando posições de comando e exercendo autoridade, nunca teve um desafeto.
Saiba mais sobre o 14º Presidente da Federação Espírita Brasileira clicando aqui.

 

Fonte: Federação Espírita Brasileira.