Vínculos Federativos

Previsão Estatutária


Conforme previsto no artigo 2º do seu estatuto, também são finalidades da Sociedade Espírita Irmã Rosália – SEIR:

“IV – manter sintonia com as atividades desenvolvidas pela Federação Espírita Brasileira, diante do seu relevante papel, conforme o relato do livro “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, psicografado por Francisco Cândido Xavier; e

V – apoiar o Movimento Pró‑Unificação do Espiritismo no Brasil, na busca do contínuo aperfeiçoamento doutrinário, mediante adesão à Federação Espírita do Distrito Federal.”

Assim, na execução dos seus objetivos e finalidades, a SEIR mantém-se, por meio de seu Departamento de Assuntos Federativos, em contato contínuo com as ações promovidas pela Federação Espírita Brasileira – FEB e pela Federação Espírita do Distrito Federal – FEDF, além de estar de portas abertas para oferecer, na medida de suas possibilidades, auxílio às demais Casas Espíritas, mas sempre respeitando, de forma precípua, as bases essenciais que a Doutrina Espírita nos oferece.

Vinculação Regional – As Coordenações Regionais Espíritas – CRE


A SEIR está, dentro da divisão fixada pela FEDF, inserida na CRE da 2ª Região (2ª CRE), a qual é composta pelas Casas Espíritas de Águas Claras,Taguatinga Norte e Taguatinga Sul.

O Distrito Federal está dividido em quantas regiões forem necessárias para melhor viabilizar e promover a unificação do movimento espírita, sendo cada região administrada por uma Coordenação Regional Espírita – CRE.

Atualmente temos 10 CREs (Art 24 do Estatuto da FEDF);

Como bem se expressam os trabalhadores espíritas, a CRE é o “braço longo” da FEDF abraçando todas as Casas Espíritas do DF.

Composição:

As Coordenações Regionais Espíritas são compostas de tantos membros quantas são as instituições espíritas da região, tendo cada uma delas direito a um único voto em cada pleito.

Com a finalidade de manter a unidade do Movimento Espírita do DF, a FEDF mantém pelo menos um de seus diretores como representante em cada CRE. Esta experiência tem sido muito enriquecedora para o trabalho federativo no DF.

Atribuições:

A CRE é responsável por dinamizar o Movimento Espírita em sua área de atuação.

Dinâmica:

As CREs reúnem-se ordinariamente uma vez por mês.

Trimestralmente, as dez CREs se reúnem com a Diretoria da FEDF no denominado ENCORDE-CRE, onde são traçadas as diretrizes para a atuação unificada nas dez regiões.

Eventos:

Os eventos federativos realizados pelas 10 CREs são:

  • Treinar Regional, Entrae – Encontro de Trabalhadores Espíritas.
  • Semanda Espírita.
  • Na 2ª e 3ª CREs, temos ainda: o Encorde – Encontro Regional de Dirigentes Espíritas.
  • Na 3ª CRE, temos mais a Feira do Livro Espírita.

Contatos da 2ª CRE:

Coordenador(a): Simone do Carmo Alves

Email: cre02@fedf.org.br

Cidades integrantes: Águas Claras,Taguatinga Norte e Taguatinga Sul

Mapa da Divisão dos CREs:

Fonte: FEDF – Acesso em março/2017

Para mais informações sobre a Feb e/ou FEDF, acesse:

feb-logo