Fundação do “Grupo Familiar do Espiritismo”

Em 17 de setembro de 1865, era criado o “Grupo Familiar do Espiritismo”, em Salvador, BA, sob a presidência de Luís Olímpio Teles de Menezes e reconhecido como o primeiro e legítimo agrupamento de espíritas no Brasil.
 
Destinado igualmente a orientar a propaganda e a incentivar a criação de outras sociedades semelhantes pelo resto do País, o “Grupo Familiar do Espiritismo” era regido por um estatuto que facultava o ingresso de quaisquer estudiosos da época e instituía o trabalho assistencial nos meios espíritas.
 
Na presidência do Grupo, Teles de Menezes distinguiu-se pelo seu ânimo forte e pela sua cultura e elevação de sentimentos.
 
Esse valoroso pioneiro do Espiritismo no Brasil, filho do Oficial de Exército Fernando Luís Teles de Menezes e de D. Francisca Umbelina de Figueiredo Menezes, nasceu na cidade de Salvador, Bahia, em 26 de julho de 1825, e desencarnou no Rio de Janeiro em 16 de março de 1893.
 
Bem cedo ainda, resolveu seguir a carreira militar, inscrevendo-se no curso de Artilharia. Pouco tempo depois, entretanto, deu novo rumo ao seu espírito empreendedor, dedicando-se ao magistério particular e às letras.
 
Por vários anos, foi professor de instrução primária e de latim, tendo publicado um compêndio de “Ortoépia da Língua Portuguesa”. Interessando-se pela estenografia, estudou-a sem mestre e, desde logo, se revelou hábil nessa arte, sendo então convidado para exercer a profissão, muito rara naqueles tempos, na Assembleia Legislativa da Bahia, a cujo serviço permaneceu cerca de trinta anos. Autodidata por excelência, acumulou muitos e variados conhecimentos, que lhe granjearam o respeito e a consideração de inúmeras pessoas altamente colocadas na sociedade de Salvador.
 
“O dia 17 de setembro de 1865” — escreveu Teles de Menezes — “marcará uma época feliz em nossa vida, e o deverá também ser nos fastos do Espiritismo no Brasil.”
 
Clique aqui e conheça mais sobre a vida desse ilustre personagem.