1 de janeiro de 1858: Lançamento da Revista Espírita
Lançada por Allan Kardec em 1 de janeiro de 1858, em Paris, a Revista Espírita tinha a função de divulgação da doutrina espírita e, tendo por subtítulo “Journal D’études Psychologiques”, também publicava estudos sobre aspectos da psicologia humana.
Atualmente, a revista representa importante complemento tanto para os estudos dos fundamentos espíritas quanto para aprofundamento dos estudos evangélicos.
Sob a égide de Allan Kardec, a revista circulou de janeiro de 1858 até abril de 1869. Kardec foi o diretor da revista até o seu falecimento, em 31 de março de 1869.
Na apresentação do Primeiro Volume Federação Espírita Brasileira, assim comentou Nestor João Masotti (15º presidente da Federação Espírita Brasileira), em 18 de abril de 2004, sobre a a Revista:
“Nos seus primeiros doze anos, a Revista Espírita foi o complemento e o desenvolvimento da obra doutrinária encetada por Allan Kardec e, também, o seu principal esteio. Além do Codificador, a Revista contou com a colaboração de centenas de participantes, encarnados e desencarnados, franceses e de outras nações, dentre os quais cientistas, literatos, filósofos, religiosos e homens do povo, cada qual ajudando a lançar, na sua respectiva esfera de ação, os alicerces sobre os quais se ergueria o portentoso edifício do Espiritismo.
Pois é esse acervo inestimável que a Federação Espírita Brasileira tem o prazer de colocar à disposição dos estudiosos da Doutrina Espírita e de todos os interessados na sua difusão.”
Já quando da apresentação do Índice Geral da Revista Espírita, também pela Federação Espírita Brasileira, em razão da comemoração dos 150 anos de lançamento, a Revista Espírita foi descrita como sendo o “Laboratório de Allan Kardec”.
Todos os volumes da Revista Espírita foram traduzidos pela Federação Espírita Brasileira (FEB), e estão disponíveis, no formato PDF, na página da FEB. Clique AQUI para acessar.
Fontes: Federação Espírita Brasileira